Afinal, o que os Luandenses mais consomem?

  • -

Afinal, o que os Luandenses mais consomem?

Category:Research

Audiências e Consumo de Produtos e Serviços em números.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, três, virgula oitenta e oito milhões (3,88 milhões) é o total de indivíduos angolanos com mais de 15 anos de idade residentes na província de Luanda. Deste total 2,63 milhões leram pelo menos um jornal ou revista nos últimos seis meses.

São estes os dados que a Keyresearch Angola avançou. O projecto tem por finalidade, criar uma ferramenta de pesquisa e medição de audiências com a possibilidade de interligar a um banco de dados comparável entre os diferentes países do continente Africano.
De igual modo, disponibilizar às empresas, dados actuais sobre os consumidores e de diferentes segmentos.

Para o desenho amostral, foram utilizados os resultados definitivos do Recenseamento Geral da População e Habitação 2014. Os municípios de Icolo e Bengo e Quissama não foram considerados no universo de estudo, pois, ambos representam 1,55% da população residente na província de Luanda.

O tamanho total da amostra foi de 2.045 entrevistas, distribuídas pelos municípios da província de Luanda. Para o total da amostra, a margem de erro máxima estimada é de 2,17 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados, assumindo um intervalo de confiança de 95%.
Todos os entrevistados foram seleccionados utilizando quotas proporcionais segundo as variáveis de controlo: género, faixa etária e município de residência. O trabalho de campo foi realizado entre os dias 08 de Agosto e 29 de Agosto de 2016. A recolha dos dados foram realizadas por meio de um questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas, em abordagem face a face e nos municípios de residência dos entrevistados.
O questionário foi desenvolvido pelo PAMRO (organização que congrega as empresas de estudos de meios) e posto em prática em Angola pela Keyresearch Angola enquanto empresa membro desta organização africana.

Sobre o PAMRO

O PAMRO reúne anualmente em um fórum as empresas de pesquisa de media, meios de comunicação, marketing e agências de publicidade em diferentes países africanos com o intuito de trocarem experiências e assim garantir a mais alta qualidade e harmonia nas suas metodologias de pesquisa e com vista a ter um banco de dados de pesquisa de media continental.

Sobre a Keyresearch Angola

A Keyresearch Angola é uma empresa Angolana de pesquisa, estudos de mercado e monitorização de media, especializada em soluções ad hoc. Existente desde 2005, iniciou-se com o desenvolvimento de projectos ad hoc enquanto afiliada de uma agência de publicidade de um grande grupo empresarial angolano. Hoje independente a Keyresearch Angola já realizou centenas de projectos de pesquisa com sucesso em diversas áreas. Tem como missão acrescentar valor aos seus clientes, através do fornecimento de informação e insights que os ajudem a reduzir as incertezas na tomada das suas decisões através da experiência e formação em pesquisa.