Técnicas de Recolha

ENTREVISTA PESSOAL INDIVIDUAL (CAPI/PAPI)

Entrevistas realizadas pessoalmente junto do entrevistado. Estas entrevistas, dependendo do objectivo da pesquisa, podem ser realizadas no domicílio, no local de trabalho, em pontos de fluxo (intercept ou abordagem de indivíduos em trânsito) ou em central location (local pré-definido, preparado para a realização de entrevistas com indivíduos recrutados previamente).


ENTREVISTA TELEFÓNICA (CATI)

Entrevistas realizadas via telefone, assistidas por computador para agilizar e tornar mais eficiente a tarefa do entrevistador. Esta técnica garante um controlo de qualidade ainda maior que as demais técnicas de abordagem, pois, além de permitir o acompanhamento simultâneo das entrevistas (através de escuta programada) é possível também realizar a validação da informação recolhida em tempo real, evitando assim inconsistências na aplicação do questionário.


ENTREVISTA VIA INTERNET (CAWI)

Entrevista realizada através da WEB, com programação do instrumento de colecta de dados e hospedagem da base de dados na nossa plataforma online. São realizadas junto de um público específico que comprovadamente tenham acesso à Internet. Esta técnica permite agilidade na fase de colecta e processamento dos dados, além de garantir ao entrevistado uma total impessoalidade no registo das suas respostas.


DISCUSSÃO DE GRUPO

As sessões de Focus Group (ou Discussões de Grupo), são realizadas em salas de reuniões com acomodação média de 10 pessoas. Essa estrutura é composta por uma segunda sala conjugada, dotada de um espelho “one way” (ou circuito interno de TV se realizado fora das nossas instalações), permitindo a observação por parte da equipe que acompanha o trabalho ou mesmo pelo cliente. As sessões são gravadas em áudio para posterior transcrição. As reuniões são conduzidas por uma moderadora orientada por um guião pré-definido com os temas que devem ser abordados.


ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE

A pesquisa em profundidade é realizada através de entrevistas pessoais, normalmente gravadas em áudio, onde o pesquisador, com habilidade, envolve o entrevistado a manifestar não só as suas opiniões, mas um conjunto de ideias e valores que as sustentam.


OBSERVAÇÃO

Como o seu nome indica, este método assenta essencialmente na observação exercida sobre o público-alvo sob investigação, normalmente em pontos de venda ou em balcões de atendimento e que irá permitir a tipificação dos seus comportamentos e atitudes.