Metodologia Quantitativa

Apresentação

Metodologia baseada na mensuração de dados, informações sobre comportamento, hábitos, atitudes, percepções e avaliações do consumidor e posterior análise dos dados levantados a partir de uma amostragem estatística representativa do universo.

Indicada para quando se faz necessário tomar decisões com elevado grau de certeza.

O propósito da pesquisa é medir o comportamento, hábitos, opiniões e avaliações do consumidor.

Keyresearch - trabalho de campo

Técnicas de recolha

Face to face – entrevistas realizadas pessoalmente junto do entrevistado. Estas entrevistas, dependendo do objectivo da pesquisa, podem ser realizadas no domicílio, no local de trabalho, em pontos de fluxo (intercept ou abordagem de indivíduos em trânsito) ou em central location (local pré-definido, preparado para a realização de entrevistas com indivíduos recrutados previamente). Em locais pré-definidos, realizamos com frequência, Testes de Produto.

CATI/ Entrevistas por telefone – entrevistas realizadas via telefone, assistidas por computador para agilizar e tornar mais eficiente a tarefa do entrevistador. Esta técnica garante um controlo de qualidade ainda maior que as demais técnicas de abordagem, pois, além de permitir o acompanhamento simultâneo das entrevistas (através de escuta programada) é possível também realizar a validação da informação recolhida em tempo real, evitando assim inconsistências na aplicação do questionário.

CAPI/ Entrevistas por Tablet – entrevistas realizadas com o apoio de um colector de dados electrónico (Tablet). Este sistema permite a aplicação do questionário e digitação de forma simultânea, possibilitando a transmissão dos dados à distância, imediatamente após a realização das entrevistas, garantindo maior agilidade na análise a apresentação dos resultados. Uma vantagem adicional é de permitir que perguntas inibidoras possam ser respondidas pelo próprio entrevistado, directamente no Tablet, garantindo assim, total impessoalidade no registo das informações.

Painel – os consumidores são seleccionados e orientados a fazer parte de um painel fixo que testa periodicamente diversos produtos em suas residências ou em locais determinados. O objectivo principal da implantação do painel fixo é de proporcionar uma ferramenta ágil e eficaz no levantamento, tratamento e análise de dados. Também fornece dados da evolução do consumo com base em uma amostra fixa.

Desk Research – a maioria dos estudos necessitam de um trabalho de levantamento preliminar de dados secundários (Desk Research). Este levantamento é realizado junto de diversos órgãos oficiais e entidades sectoriais.

Autopreenchimento Online – entrevista realizada através da WEB, com programação do instrumento de colecta de dados e hospedagem da base de dados na nossa plataforma online. São realizadas junto de um público específico que comprovadamente tenham acesso à Internet. Esta técnica permite agilidade na fase de colecta e processamento dos dados, além de garantir ao entrevistado uma total impessoalidade no registo das suas respostas. Mais informações sobre a Pesquisa Online.

Arrolamento – esta técnica na realidade é um levantamento ou contagem de eventos, realizado através da observação e registo de informações de transeuntes, veículos ou equipamentos urbanos, seja de carácter público, empresarial ou domiciliar. Normalmente usa-se esta técnica quando queremos saber, por exemplo, qual o número diário de frequentadores de um centro comercial, ou qual o número de consumidores que foram atraídos por uma promoção em um supermercado, ou quantos supermercados, farmácias, postos de abastecimento, etc. existem em uma determinada região geográfica.

CONTACTE-NOS

Siga-nos/Follow us: